O local é ideal para observar o Pôr do Sol, a Serra do Caparaó, a Serra da Chapada, a Serra do Caraça, a Serra de Ouro Branco, o Pico do Itacolomi e o Pico do Itabirito. De lá temos uma vista 360º de muita beleza.
Ideal também para curtir o nascer da lua, mas nesse caso lembre-se: leve bastante agasalho pois lá de cima o frio é muito intenso, principalmente no inverno.
A Serra do Trovão é a principal serra de Lavras Novas, imponente maciço rochoso bem característico da Serra do Espinhaço. Logo que se pega a estrada de terra em direção à Lavras Novas pode-se ver durante todo percurso a imponência dessa maravilhosa serra.
Como ir?
A pé, bike ou cavalo: pegar estrada de terra saindo de Lavras Novas e logo após o Chalé Serra do Trovão (localizado à esquerda da estrada), pegar trilha logo a direita. A caminhada é considerada de nível fácil e a duração vai de acordo com o grupo ou pessoas que estiverem caminhando. Pode-se ir até o vilarejo da Chapada pelo topo da Serra do Trovão, mas nesse caso recomenda-se a utilização de Guias.
RESPEITE A NATUREZA! RESPEITE LAVRAS NOVAS!
Algumas dicas:
• Recolha todo seu lixo. Se possível traga de volta também o de pessoas menos cuidadosas.
• Evite cortar lenha para fogueira. Use só os galhos caídos e apague as cinzas.
• Evite usar sabão nas fontes, riachos e lagos.
• Evite música alta e jogos ruidosos, as pessoas ao seu redor podem estar em busca de silêncio.
• Evite os atalhos nas trilhas que podem provocar erosão.
• Não maltrate as plantas e nem os animais.
No mais lembre-se sempre:
Não existe nada mais desagradável do que chegar em um lugar “selvagem” e encontrá-lo depredado, sujo e com todas as indicações que, por ali, passou algum sugismundo.
Não faça o mesmo, respeite o outro. Se isso lhe for difícil, respeite a você mesmo. Respeite a natureza! Respeite Lavras Novas.