História

Pesquisar no site

  • topo

    topo

Portuguese English Spanish
Banner Lavras Novas

Fique sabendo!

Vilarejo situado há 15 Km de Ouro Preto/MG, sentido à estrada Real. Consiste em sua área central, uma capela do século XIX. Algumas de suas casas ainda preservam a simplicidade e a beleza da época. Mas o nosso maior patrimônio, não desfazendo da nossa arquitetura local, que aos poucos vem se descaracterizando, são nossas riquezas naturais. Dotado de uma fauna não muito vasta, e uma flora ainda desconhecida para muitos, é dono de uma beleza exuberante!! Nossas matas e adjacências abrigam várias espécies de pássaros, dentre elas estão: Bem-te-vis, Tico-tico, Sabia, Pintassilgo, Gaviões, Seriemas e Jacus, esta em extinção, e muitas outras espécies migratórias como Gralhas e Garças, que podem ser vistas em algumas épocas do ano. 

Hoje habitam o vilarejo aproximadamente 65 pessoas, onde 7 sete são crianças de 5 a 12 anos de idade, os demais se dividem entre jovens e idosos. É um dos mais promissores pólo de ecoturismo da região, com varias cachoeiras e serras, disponibiliza a pratica de esportes radicais, travessias por trilhas, passeios eqüestres, e muito verde! Já existem pousadas, chalés, pensões e bares, não se tem uma média de quantos visitantes o vilarejo recebe por ano, mas já se sabe que não são poucos. Com este avanço no turismo ecológico em todo o mundo, o nosso maior desafio é organizar e conscientizar nossos visitantes de que juntos podemos preservar a chapada, não só a área natural, mas como um todo (educação ambiental, patrimonial, cultural e arquitetônico), fazendo assim com que o bem estar social da nossa comunidade não seja deturpado, depredado, ou ainda, não fazer com que nossa qualidade de vida invejável seja ameaçada por alguns “selvagens da capital”, que se acham os tais. Por tanto, visitantes de todo o pais, e mais precisamente do nosso estado, vão aqui algumas dicas para que vocês sejam sempre bem vindos em nosso vilarejo, e conseqüentemente em nossas casas. 

1- Ao chega em nosso vilarejo reduza a velocidade de seu veículo para 20 Km, para a segurança de nossas crianças, idosos, e visitantes como você.

2- Solicite informações nos bares e na associação comunitária para sua melhor comodidade.

3- Procurar sempre caminhar á pé, pois além de saudável, evita transtornos como carros transitando no vilarejo que tem apenas 500 metros de extensão, e poluição causada por resíduos provenientes dos motores.

4- Procurar sempre respeitar o som que já é tocado nos bares, se não for de sua preferência, solicite ao proprietário o que assim for de seu agrado. Tenho certeza que ele o atenderá.

5- Sempre que tiver algum lixo, procurar a lixeira mais próxima, assim estará contribuindo para que sua visita seja ainda mais agradável, pois você será mais do que um visitante, você será amigo da chapada.

6- Ao visitar nossas cachoeiras, procure levar somente o essencial como: protetor solar, muita água para se hidratar, chapéu, e, claro, sacola para colocar o seu lixo.

7- Tente não deixar nada alem de sua presença, não levar nada alem de fotos, para que na lembrança fique apenas os bons momentos aqui vividos, e que no futuro seus filhos um dia possam conhecer CHAPADA, um lugar entre montanhas onde a água corre límpida, onde cachoeiras não são poluídas, onde as matas não são derrubadas. O seu filho terá muito prazer em conhecê-la.

Chapada, 6 de março de 2002

Atenciosamente,

Bar das Cobras 

Publicidade

Encontrar estabelecimento

Navegue pelo mapa e encontre o estabelecimento ideal para você e sua família, temos mais de 70 opções entre pousadas, chalés, casas, lofts, sítios, quartos ou suítes.