Artesanato

Pesquisar no site

  • topo

    topo

Portuguese English Spanish
Banner Lavras Novas

O artesanato em taquara já foi atividade de toda a comunidade, hoje é realizado por no máximo dez famílias. O comércio é feito em Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte (Tok Stok) e São Paulo, sua lucratividade poderia ser maior se houvesse uma cooperativa encarregada das vendas.

Outro problema sério enfrentado pelo artesanato em taquara é a ausência do bambu em Lavras Novas. Para renovação da taquara plantada é necessário de sete a oito anos, mas há aproximadamente dez anos um fogo queimou os bambuzais próximos à localidade e não se conseguiu replantá-los, sendo necessário buscá-los em locais cada vez mais distantes.

Mas a comunidade não quer perder esta tradição, o artesanato em taquara é ensinado na escola e conta anualmente com uma média de vinte alunos, praticamente todas as crianças já aprenderam os primeiros passos desta arte.

Mas não só dos trabalhos em taquara vive o artesanato em Lavras Novas, lá também encontramos diversas peças em cerâmicas, as famosas esculturas em barro de anjos e santos, lindas pinturas em cerâmicas e azulejos, esculturas em madeiras, portas e janelas de demolição que viram espelhos, peças em ferro como cabideiros e lustres entre outras maravilhas.

Quem vai a Lavras Novas não pode deixar de visitar os ateliers dos artistas da região e conhecer o artesanato local.

                                                

Acima algumas imagens de santos feitos em madeira, do escultor Godelo Maia, nativo de Lavras Novas e trabalho de pintura feito em azulejo do artista Antônio, também de Lavras Novas.

Publicidade

Encontrar estabelecimento

Navegue pelo mapa e encontre o estabelecimento ideal para você e sua família, temos mais de 70 opções entre pousadas, chalés, casas, lofts, sítios, quartos ou suítes.